Fazenda Esperança é homenageada na Câmara Municipal.

por raquelbjm — publicado 12/03/2021 06h25, última modificação 12/03/2021 06h30
Instituição recebeu Moção de Aplauso na 3ª Reunião Ordinária

A Fazenda Esperança Santo Egídio foi homenageada na noite de terça-feira, 02 de fevereiro, pela Moção de Aplauso nº 11, de iniciativa do vereador José Maria de Paula, pelos relevantes serviços prestados no que se refere à recuperação e acolhimento de jovens e adultos dependentes do álcool e drogas.

Estiveram presentes do Diácono José Eduardo santos Ribeiro, que destacou o trabalho realizado pela instituição, sua importância para o município principalmente para os dependentes químicos que ali encontram abrigo e uma nova chance de recuperação e reabilitação. A homenagem também contou com a presença e o depoimento dos reabilitados Cleomar Castro Gomes e Rogério Santeiro, que prestaram seus testemunhos na tribuna do plenário, recebendo o apoio dos parlamentares, especialmente de José Maria de Paula, que chamou a atenção do Poder Público no que se refere à inserção em sociedade, como forma de continuidade da reabilitação. 

        

A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica com mais de 35 anos de experiência na recuperação de jovens dependentes químicos, avaliada como a maior obra da América Latina desenvolvendo essa atividade e ajudando milhares de famílias

Sua história tem início no ano de 2009, quando Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora- MG com o Monsenhor Antônio Cornélio Viana, fundaram a fazenda de Guarará-MG. Foi lá que Dom Gil convenceu-se de que a metodologia da Fazenda Esperança era muito boa, tanto na reconstrução de vidas como na introdução das pessoas na sociedade por meio do trabalho, convivência e espiritualidade, e, por consequência, numa transformação completa do ser humano. Assim passou a procurar terrenos para a implantação de uma nova unidade e sempre idealizou um local para recuperação de mulheres. Enfim, soube de um terreno pertencente à Mitra Arquidiocese de Juiz de Fora, localizado na cidade de Bom Jardim de Minas-MG, e com a aprovação do Conselho Arquidiocesano, resolveram doar a propriedade à Fazenda da Esperança. Assim, Dom Gil pediu para reunir-se com os fundadores da Fazenda da Esperança, Frei Hans, Nelson Giovanelli, Iraci Leite e Luciene Rosendo para mostrar o local e se os fundadores concordavam que ali pudesse ser uma nova Fazenda da Esperança feminina. Em vista do local, os fundadores perceberam que, por ser uma grande propriedade, seria inviável que fosse uma unidade feminina, pois ficaria muito difícil a manutenção do local. Em consequência disso, Dom Gil, empenhado em implantar uma Fazenda da Esperança na região, decidiu junto com os fundadores por instituir uma unidade masculina, na cidade.

Inaugurada em 30 de abril de 2016, com a celebração de uma missa, o local já possui algumas benfeitorias, como três casas para receber 30 pessoas, um galpão para guardar fermentaria, um curral, um galinheiro, uma pocilga, um pomar, quatro tanques para a criação de peixes, além de toda área estar protegida por cercas e tem seu projeto voltado para um tripé: o trabalho como processo pedagógico, a convivência em família e a espiritualidade, momento em que buscam oração e também realizam encontros, palestras e reuniões.

A instituição trabalha também com a convivência onde executa atividades como: tarefas domésticas, jardinagem, lazer, como músicas, vídeos, jogos e caminhadas e esportivas, como futebol, vôlei, gincanas, jogos diversos, festas e comemorações e o acolhido tem as atividades a serem feitas orientadas e acompanhadas pelo responsável e monitores, e aprendem a seguintes oficinas: pecuária, apicultura, suinocultura, jardinagem, horticultura, plantações, artesanatos diversos, e produções alimentícias.

A Fazenda conta com o apoio do CRAS e UBS municipal, que dispõe de médicos e Psicólogo que, uma vez ao mês e quando necessário, comparecem para atendimento dos acolhidos. Também recebe gratuitamente apoio de um dentista que atende na cidade vizinha de Arantina-MG.

Fazenda da Esperança desempenha um papel social, moral e humano, Trabalho de imensa importância que põe em prática o mandamento maior de amor ao próximo.

 Leia a Moção de Aplauso na íntegra em: 

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.